O câncer de mama aparece em terceiro lugar entre as chances de novos casos no Brasil, segundo levantamento recém-divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), depois do câncer de pele não melanoma e o tumor de próstata. A instituição prevê que este ano serão registradas 59.700 novas ocorrências de câncer de mama, tipo mais comum entre as mulheres.
A estimativa do INCA, a partir dos novos dados, pode contribuir para a prevenção da doença e ajudar no desenvolvimento de políticas públicas e conscientização da população sobre a importância de manter hábitos saudáveis no dia a dia.

Como se sabe, a mamografia é a principal forma de diagnóstico e deve ser feita anualmente, a partir dos 50 anos, conforme estabelece o INCA. As mulheres com histórico familiar, por sua vez, podem passar por avaliação clínica já a partir dos 35 anos. O autoexame é outro recurso importantíssimo, pois auxilia na identificação de sinais de alerta de maneira simples.
Segundo o INCA, a incidência de câncer no mundo cresceu 20% nos últimos dez anos, com maior impacto sobre países de média e baixa renda. No Brasil, a estimativa para 2018 é de 600 mil novos casos, número que deverá se manter em 2019.

Conheça quais fatores estão relacionados ao surgimento do câncer de mama e fique atenta aos sintomas: