Atenção às doenças ginecológicas da estação

A estação mais quente do ano está chegando e não traz consigo só calor e sol. A chegada do verão também favorece o aparecimento de doenças ginecológicas, como a tricomoníase, vaginose bacteriana e candidíase, que são desencadeadas em função de hábitos típicos do período.
Com os termômetros nas alturas, praia e piscina são dois endereços obrigatórios e normalmente as mulheres permanecem com biquíni ou maiô molhado por várias horas, depois de um mergulho. Não parece, mas essa prática simples é uma ameaça ao organismo, pois abre caminho à proliferação de micro-organismos na área genital.
O uso de roupas apertadas quando as altas temperaturas predominam é outro agravante. Se nas demais estações do ano isso não acarreta problemas à saúde, o mesmo não acontece no verão. No calor, peças muito justas abafam e elevam a temperatura na parte íntima da mulher, contribuindo para o desequilíbrio da chamada floral vaginal.
Entre os sinais da tricomoníase, vaginose bacteriana e candidíase estão coceira e ardência vaginal, dor ao urinar, corrimento e odor forte. Para evitar tais doenças, a recomendação é redobrar os cuidados com a higiene pessoal, priorizar roupas leves e macias (calcinhas devem ser de algodão) e ter sempre à mão um biquíni extra para trocar após o banho de piscina ou praia. Caso os sintomas se manifestem, procure um ginecologista.

Como Evitar:

  • Evite roupas justas, principalmente calças.
  • Use sabonete neutro ou sabonete higiênico íntimo.
  • Evite ficar mais de três horas com roupas de banho molhadas.
  • Não compartilhe peças íntimas, toalhas e sabonete.
  • Tenha uma alimentação balanceada e saudável.