A vida moderna nos cobra agilidade 24 horas por dia e pagamos um preço alto por isso. Sabemos que o ritmo frenético – tudo é para ontem – não faz bem para ninguém e contribui para o aparecimento de muitas doenças. Estar bem e com disposição para enfrentar a rotina pesada passa, obrigatoriamente, pelo nosso sono de cada dia.

Noites mal dormidas comprometem a performance do organismo e impactam diretamente o desempenho das tarefas.  Isso porque o sono é fundamental para a manutenção do equilíbrio geral do corpo. Precisamos dele para recuperar a energia gasta diariamente, manter o bom funcionamento da memória e até para regular a temperatura corporal.

Segundo a Associação Brasileira do Sono, cerca de 73 milhões de brasileiros enfrentam algum tipo de problema com sono e mais de 11 milhões de pessoas utilizam remédio para dormir, de acordo com a última edição da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo IBGE no ano passado.

Existem vários medicamentos disponíveis no mercado, mas antes de aderir a qualquer medicação o melhor caminho é procurar um especialista na área, que irá diagnosticar a origem do problema. Mas saiba que algumas mudanças de hábitos podem ajudar a melhorar o sono e, consequentemente, a qualidade de vida.

 

Para dormir bem

 

  • Tenha horários regulares para dormir e acordar.
  • Vá para a cama somente na hora dormir.
  • Tenha um ambiente de dormir adequado (limpo, escuro, sem ruídos e confortável).
  • Não faça uso de álcool, café, determinados chás e refrigerantes próximo ao horário de dormir.
  • Não faça uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
  • Se tiver dormido pouco nas noites anteriores, evite dormir durante o dia.
  • Procure jantar moderadamente em horário regular e adequado.
  • Não leve problemas para a cama.
  • Realize atividades repousantes e relaxantes preparatórias para o sono.
  • Seja ativo física e mentalmente.
  • Mantenha um estilo de vida saudável