
A vida moderna nos cobra agilidade 24 horas por dia e pagamos um preço alto por isso. Sabemos que o ritmo frenético – tudo é para ontem – não faz bem para ninguém e contribui para o aparecimento de muitas doenças. Estar bem e com disposição para enfrentar a rotina pesada passa, obrigatoriamente, pelo nosso sono de cada dia.
Noites mal dormidas comprometem a performance do organismo e impactam diretamente o desempenho das tarefas. Isso porque o sono é fundamental para a manutenção do equilíbrio geral do corpo. Precisamos dele para recuperar a energia gasta diariamente, manter o bom funcionamento da memória e até para regular a temperatura corporal.
Segundo a Associação Brasileira do Sono, cerca de 73 milhões de brasileiros enfrentam algum tipo de problema com sono e mais de 11 milhões de pessoas utilizam remédio para dormir, de acordo com a última edição da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo IBGE no ano passado.
Existem vários medicamentos disponíveis no mercado, mas antes de aderir a qualquer medicação o melhor caminho é procurar um especialista na área, que irá diagnosticar a origem do problema. Mas saiba que algumas mudanças de hábitos podem ajudar a melhorar o sono e, consequentemente, a qualidade de vida.
Para dormir bem
- Tenha horários regulares para dormir e acordar.
- Vá para a cama somente na hora dormir.
- Tenha um ambiente de dormir adequado (limpo, escuro, sem ruídos e confortável).
- Não faça uso de álcool, café, determinados chás e refrigerantes próximo ao horário de dormir.
- Não faça uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
- Se tiver dormido pouco nas noites anteriores, evite dormir durante o dia.
- Procure jantar moderadamente em horário regular e adequado.
- Não leve problemas para a cama.
- Realize atividades repousantes e relaxantes preparatórias para o sono.
- Seja ativo física e mentalmente.
- Mantenha um estilo de vida saudável